Unidade Didáctica - Fotografia (cont.)


Um fotograma é uma imagem fotográfica obtida sem recurso a um qualquer meio óptico, que resulta de um jogo entre a acção da luz e a sensibilidade de uma superfície.

A pele de uma maçã, ou a própria pele humana são superfícies que escurecem ou se pigmentam quando são expostas aos raios do sol. Poderíamos de forma prosaica considerar um fotograma as marcas de um fato de banho depois de umas longas férias na praia.

Existem também diversas superfícies sensíveis artificiais contudo vamos-nos centrar sem mais delongas na superfície com mais potencialidades: o papel fotográfico. Este tipo de superfície goza de facto de vantagens importantes, a mais flagrante é a de permitir realizar imagens perfeitamente contrastadas, desde o branco puro ao negro profundo.

O exercício proposto aos alunos foi o de criarem uma composição equilibrada com elementos de origem natural e/ou artificial, tendo em conta a relação opacidade/translucidez que derivaria do contacto ou não da luz com a superfície sensível.

Antes da captação propriamente dita dos fotogramas foi explicado o processo de revelação, com as visitas necessárias ao laboratório de fotografia nas quais os alunos se familiarizaram e tomaram contacto com o ambiente e com todos os apetrechos que constituem um laboratório desta natureza.

No sentido de estudarem da melhor forma o equilíbrio da composição foram distribuídos pedaços de cartolina preta com um tamanho equivalente ao que seria usado, nos quais os alunos foram dispondo os elementos que recolheram da forma que lhes pareceu mais conveniente.

A captação dos fotogramas foi realizada usando um ampliador com um tempo que rondou os 30 seg., num ambiente com luz vermelha. Desta vez sobre o papel fotográfico os alunos dispuseram os objectos conforme haviam ensaiado, e só depois foi projectada a luz branca que impressionou o papel. Em qualquer caso não é aconselhável que a fonte luminosa esteja muito próxima da superfície sensível uma vez que isso irá em condições normais retirar pormenor ao objecto que fica reproduzido no papel fotográfico. Caso não possua ampliador poderá substitui-lo uma lâmpada branca de 100W que deverá ser colocada a uma distância ideal de 2 metros da superfície sensível.

O processo de revelação é bastante simples apenas deverá preparar os líquidos que intervêm no processo de revelação da forma que vem descrita nas embalagens (normalmente uma porção x de líquido e uma porção y de água) e dispô-los da seguinte forma: 1. revelador, 2. banho de paragem e 3. fixador, sendo que o banho de paragem pode ser apenas uma cubeta com água.
1. revelador: faz com que a imagem apareça; tempo de revelação de 1.30 min. a 2 min.
2. banho de paragem: serve para parar a acção do revelador; tempo de interrupção 30 seg.
3. fixador: fixa a imagem ao papel; tempo de fixação de 5 min. (se novo), 7 min. (se usado)
Depois de submeter o papel fotográfico a este processo deve passá-lo por abundante água corrente.